Landim admite risco de perder Gabigol

A novela envolvendo a renovação de contrato entre Gabigol Flamengo deve se arrastar até o fim de 2024, quando chegará ao fim o atual vínculo do atacante com o Rubro-Negro.

Em entrevista à Rádio CBN, Rodolfo Landim, presidente do clube, confirmou que uma proposta de ampliação contratual será feita no final do ano, em uma situação semelhante àquelas com outros nomes de peso.

“O contrato do Gabriel termina dia 31 de dezembro, e a partir do dia 1º de junho ele tem liberdade de assinar com qualquer outro clube. O Flamengo historicamente já demonstrou em diversas oportunidade que leva o contrato dos jogadores até o fim e renova no final. Fizemos isso com Diego Ribas, Diego Alves, Filipe Luís, Bruno Henrique, e eles renovaram com o Flamengo”, disse Landim, recordando o caso de Everton Ribeiro, que optou por deixar o clube diante de uma oferta financeiramente mais vantajosa rumo ao Bahia.

“Aconteceu, por exemplo, que o Everton Ribeiro a gente fez uma proposta e ele recebeu uma oferta melhor no mercado. Não conseguimos igualar essa proposta e desejamos sorte para ele. A gente vai fazer uma proposta. O Gabigol vai ter essa oportunidade para decidir”.

“Não dá para a falar unilateralmente se a gente conta com ele ou não. Certamente vamos querer contar, mas pode ser que ele tenha outras oportunidades melhores do que jogar no Flamengo. Vai estar na mão dele decidir isso”.

Mesmo com a certeza de que com a permanência de Gabriel no elenco, Landim não descartou a possibilidade perder o atacante no meio de 2023 diante da chance de que o atleta acerte um pré-contrato com outra equipe para a próxima temporada.

“É claro que preocupa, é um jogador importante, muito importante na história do Flamengo, e a gente conta ainda com ele para esse ano. Nós continuamos confiantes na reversão dessa decisão na Suíça, mas temos que nos preparar”.

“Fizemos agora um movimento recente que ficou público (contratação do atacante Carlinhos, do Nova Iguaçu) exatamente para cobrir uma eventual lacuna de ficar sem ele durante alguns jogos. A gente não controla o tempo necessário para que ele possa ser novamente julgado”.

A decisão na Suíça, citada pelo presidente do Flamengo, diz respeito à apelação levada pelos advogados de Gabriel ao Tribunal Arbitral do Esporte.

O atleta foi suspenso no último dia 25 de março por dois anos pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) após ser considerado culpado em uma tentativa de fraude em exame antidoping.

Caso aceite o recurso, a CAS marcará julgamento, que vai determinar se o gancho de Gabriel seguirá valendo ou será derrubado.

Cabe salientar, porém, que, se o tribunal suíço levar o caso a julgamento, há três possibilidades:

  • A suspensão ser derrubada;
  • A suspensão ser mantida até abril de 2025;
  • A suspensão ser ampliada até abril de 2028, que é a pena máxima para casos de tentativa de fraude em exame antidoping;

De acordo com apuração da reportagem, o time carioca o estafe de Gabriel não veem o caso com otimismo, mas irão tentar a reversão na Suíça.