Mosaico da torcida viraliza com primeiro personagem humano; veja os detalhes

A vitória do Botafogo por 3 a 1 sobre o Universitario, na Libertadores, na última quarta-feira foi importante, mas o mosaico na entrada do time em campo roubou a cena no dia seguinte. O assunto foi comentado nas redes sociais porque o desenho tinha um humano com a camisa do Botafogo, levando uma das mãos em punho ao peito, e foi reproduzido de forma perfeita, mesmo com tantos detalhes.

Lara di Mello é uma das organizadoras do Movimento Ninguém Ama Como A Gente, grupo que lidera essas ações, atuando como ilustradora e designer.

– O mais difícil desse jogo foi a operação de guiar os torcedores para o centro da arquibancada, deixando propositalmente os setores mais extremos fechados. Assim, conseguimos garantir o número necessário de pessoas para levantar as placas de mosaico na entrada do time em campo.

Imagem

Ao todo, 23.800 pessoas marcaram presença no Nilton Santos, com o setor da festa – Leste Superior e Inferior – com ingressos esgotados antecipadamente. Depois de duas derrotas na fase de grupos da Libertadores, o Botafogo precisava vencer para seguir sonhando com uma possível classificação.

E a mensagem tinha atenção de demonstrar coragem, um dos valores que constam no Manual da Marca que a SAF Botafogo divulgou recentemente.

– Me preocupo muito em como a mensagem que queremos passar será recebida pelos botafoguenses. O maior desafio foi elaborar um desenho que coubesse no espaço de arquibancada que teríamos para utilizar, assim como fazer pela primeira vez um personagem humano em um mosaico. A clareza de leitura do desenho é sempre minha principal preocupação.

– No jogo contra o Junior Barranquilla, optamos por não fazer um mosaico como ação na arquibancada por conta do horário de 19h, dificultando a entrada de todos os torcedores no estádio para a execução do mosaico. A partir dessa análise, vimos que poderíamos, sim, fazer um mosaico, desde que o desenho principal fosse bem centralizado na arquibancada – explicou.

As peças foram distribuídas pelas cadeiras no dia anterior, que era feriado de São Jorge no Rio de Janeiro, e contou com menos pessoas. Por consequência, os 50 voluntários envolvidos levaram cinco horas para a colocá-las.

No dia do jogo, folhetos foram distribuídos e compartilhados nas redes sociais para ajudar na execução.

Instruções entregues aos torcedores para formação do mosaico — Foto: Reprodução

Instruções entregues aos torcedores para formação do mosaico — Foto: Reprodução

Em coletiva após o jogo, o técnico português Artur Jorge agradeceu a torcida e fez menção ao “espetáculo” nas arquibancadas.

– Quero demonstrar minha gratidão, mas também de todo o elenco, para a torcida. Foi o primeiro espetáculo que tivemos em campo. É impossível hoje não termos ganhado por causa da atmosfera. Eles elevaram nossa adrenalina e motivação. A torcida nos acolheu de uma forma muito importante. Sei que a intimidade comigo vai depender dos resultados, mas estarei aqui para fazer o meu melhor. A torcida é uma peça fundamental para o sucesso do Botafogo, estou muito satisfeito – disse.

– Estávamos tão preocupados com a quantidade de torcedores dentro do estádio que não pensamos muito em como seria essa repercussão. Então fomos pegos de surpresa pelos comentários positivos de tantos torcedores (até de outros clubes), do Artur Jorge e até do John Textor – finalizo Lara.