Globo lidera verba publicitária em primeiro ano de Lula

O Jornal Nacional, da Rede Globo, retomou o protagonismo da publicidade federal no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O programa está no topo dos que mais receberam verba de publicidade no primeiro ano da gestão petista, com R$ 24 milhões em anúncios. Os dados são da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

Já o segundo programa com maiores inserções publicitárias é o Fantástico, também da Globo, com anúncios que chegam a R$ 11,7 milhões. Os valores consideram veiculações no canal nacional e nas emissoras regionais do grupo.

O governo Lula ainda veiculou propagandas de R$ 10,6 milhões no Jornal da Record, que liderou o ranking durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, o jornal está em terceiro lugar na lista de programas que mais receberam verba federal.

Audiência do Jornal Nacional, da Globo

De acordo com o site Notícias da TV, em 1º de março, a Globo liderou a audiência na Grande São Paulo, com uma média de 10,5 pontos. Em seguida, a Record, com 3,9 pontos.

O Jornal Nacional foi o segundo programa mais visto da Globo, com 22,8 pontos, atrás apenas da novela Renascer (25,2 pontos), conforme os dados da Kantar Ibope. Cada ponto equivale a pouco mais de 73 mil domicílios.

Verbas publicitárias seguem “critérios técnicos”, afirma a Globo

Em nota, a Globo afirmou que as verbas publicitárias públicas seguem “critérios técnicos”, que os órgãos federais responsáveis devem observar.

Os valores das verbas publicitárias não somam o valor de bancos públicos e estatais, como a Petrobras. A emissora chegou a receber menos verba que a Record e o SBT nos primeiros anos de Bolsonaro na Presidência.

Veículos de TV, rádio e internet do Grupo Globo receberam, em 2023, anúncios de ao menos R$ 118 milhões. O valor representa cerca de um terço dos R$ 358 milhões em publicidade, conforme a Secom.

A maior parte da verba do governo Lula foi para ações da Secom (R$ 185 milhões), seguida pelo Ministério da Saúde (R$ 151,1 milhões).

A verba para comunicação institucional, campanhas de interesse público e publicidades do governo disparou na atual gestão Lula. O salto foi de R$ 815 milhões, em 2023, para R$ 1,45 bilhão, neste ano.

Os dados da Secom mostram que o governo voltou a investir em veículos que estavam fora dos planos de mídia de 2020 a 2022, durante o governo Bolsonaro.

Folha, Estadão e O Globo também recebem verba na gestão lulista

Além do Jornal Nacional e do Fantástico, o jornal Folha de S. Paulo recebeu R$ 648,9 mil em 2023, conforme o painel da secretaria. Já o jornal O Estado de S. Paulo obteve R$ 593,1 mil, e o jornal O Globo, R$ 859,4 mil.

Além destes estão o site Brasil 247 (R$ 697,4 mil), a revista Fórum (R$ 343,6 mil) e o site Diário do Centro do Mundo (R$ 222,4 mil). Esses veículos não receberam verba das gestões de Michel Temer (MDB) e de Bolsonaro.

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